.. .A ASSOCIAÇÃO .. ...........O YOGA ........ .......FORMAÇÃO .............DIA MUNDIAL DO YOGA .............ACTIVIDADES .............CONTACTOS

PRÁNÁYÁMA

No YOGA explora-se completamente toda a capacidade pulmonar, com especial incidência para a zona baixa, a mais volumosa, usa-se conscientemente o diafragma (processo natural). Respira-se pelo nariz. Utilizam-se quase 7 litros de ar por respiração. Há um altíssimo rendimento de absorção de O2.

No Ocidente respira-se com a parte superior dos pulmões, desprezando-se a zona inferior dos mesmos, que é a mais importante, utilizam-se 3 litros de ar no máximo (em média de 0,5 a 2,0). Respira-se, muitas vezes, pela boca.

O Prána é a Energia única utilizável (cinética), de onde provêm todas as energias utilizáveis do Universo (Ex. a energia do raio). O Prána utilizável no Ser Humano são os iões negativos (aniões) do Oxigénio – a Bio Energia.

As 4 fases da respiração no Yoga ( Puraka - inspiração, Kumbhaka - retenção com pulmões cheios, Rechaka - expiração, Shúnyaka - retenção com pulmões vazios) melhoram extraordinariamente a absorção de oxigénio em cada inspiração e optimizam o rendimento de cada ciclo respiratório.

A utilização do diafragma coloca em uso a zona dos pulmões com maior capacidade, a parte inferior, para onde o ar entra em primeiro lugar e de onde sai em último, e reforça a função do coração na circulação sanguínea, fase venosa, auxiliando-o e repousando-o.

O PRÁNÁYÁMA VISA:

1. A Tomada de Consciência dos intervenientes em toda a Função Respiratória, e a apropriação e controlo da Energia;

2. Criação de Estados Emocionais e Mentais (e Bioenergéticos);

3. Controlo e alteração das Funções Orgânicas; 4. Atingir Estados de Supra Consciência.

Associação Lusa do Yoga - ALYO - Tel.: (+351) 217 802 810 .................................................................................................. Copyright © 2009. Associação Lusa do Yoga